SW Infor
SDD-SQL Database Developer
    Ferramenta Web para execução de queries SQL em bancos de dados DMSII
DRS-Database Rest Services
    Use Rest Services para acessar informações do DMSII com comandos SQL
Ferramentas de Migração
    Sistemas Cobol para Java/Bancos de dados Relacionais/Shell Script


A SW utiliza o SoftX, para conversão, e uma framework, para desenvolvimento e produção(SW-Eagle Framework), que possibilita uma migração completa de aplicações em Microfocus COBOL, Microsoft Visual Basic/APS, Unisys COBOL, COBOL/SDF, MPACT and EAE (LINC), incluindo jobs WFL, para plataforma Linux/Unix/Windows, usando banco relacional, preservando as características de execução do ambiente original. Através de metodologia e software próprioes, além de profissionais com ampla experiência neste tipo de processo, o SW permite a migração de sistemas mantendo toda a funcionalidade e tempos de resposta originais.

O uso dos módulos existentes na solução SW para migração permite, em pouco tempo e baixo custo, que todos os seus aplicativos possam ser liberados no novo ambiente. Isso significa que os usuários dos sistemas migrados continuarão a executar as funções existentes da mesma forma, uma vez que os formatos de tela, mensagens e relatórios permanecem exatamente os mesmos. Os bancos de dados relacionais qualificados para uso no produto final são Oracle, DB2, SQLServer e MySql.

O processo de migração de sistemas envolve aplicações que estão em uso há décadas. Três grupos de pessoas são diretamente afetados por um processo de migração e a metodologia SW procura minimizar os efeitos desse tipo de mudança.

O primeiro grupo afetado inclui os usuários. Este grupo, que é o mais numeroso, tem sido acostumado a usar os sistemas originais por anos. A solução de migração SW fornece um sistema migrado que mantém todas as interfaces, mensagens de erro, preenchimento de formulário e relatórios gerados idênticos ao ambiente original. Desta forma, a implementação dos sistemas convertidos pode ser feita de forma transparente para os usuários, e não há necessidade de treinamento, já que a operação é exatamente a mesma.

O segundo grupo afetado são desenvolvedores. Este grupo está acostumado a desenvolver as aplicações usando linguagens e ambiente que eles conhecem e dominam por anos. Além disso, eles sabem muito bem o código existente escrito nas linguagens originais. Migrar sistemas para Java e executar esses sistemas em uma plataforma diferente cria um novo cenário. A solução SW para migração, usando o framework SW, permite o desenvolvimento no novo ambiente utilizando recursos semelhantes aos existentes no ambiente original, permitindo uma mudança mais suave e permitindo um aumento da produtividade no atendimento das demandas, utilizando IDEs de mercado.

Usando a framework SW-Eagle você não deve se preocupar com a forma como você vai fazer mudanças no código migrado porque o comportamento dos métodos SW é o mesmo existente no Cobol.

Se você encontrar uma migração de Cobol para Java como a mostrada abaixo, algo de errado pode acontecer nas novas implementações e execução.


  WORKING-STORAGE SECTION.
  01 NUMBER1          PIC 9(3)V99.
  01 NUMBER2          PIC 9(6).
  01 ALHPA1	      PIC X(30).
  01 GROUP1	      .
     05 ITEM1        PIC X(10).
     05 ITEM2        PIC (4).
 
    
    
  int    NUMBER1=0;
  double NUMBER2=0;
  String GROUP1="";
  String ALHPA1="";
  String ITEM1="";
  int ITEM2=0;
  

Um Java String, int e double não têm precisão. Se você mover 14.325 para uma variável int, resultará em 14325. Mas se sua definição original fosse PIC 9(3), o resultado seria 325! O mesmo ocorre com String e double. Se você mover "ABC" para uma variável alfanumérica definida em Cobol com PIC X(1), o resultado esperado seria "A". Uma variável de string java armazenará "ABC". O framework SW-Eagle garantirá que você não precisa se preocupar em reformatar seu código original para que o aplicativo possa manter seu comportamento/desempenho atual.

O terceiro grupo afetado pelo processo de migração pertence à área de produção. Esta área é responsável por monitorar a execução de sistemas, processamento de fluxos de execução de tarefas e atividades relacionadas aos relatórios gerados pelos programas no ambiente original, entre outros. Através do framework SW-Eagle, essas atividades serão executadas de forma semelhante, mantendo controles no novo ambiente de execução existente no mainframe, minimizando o impacto da mudança de ambiente para este grupo.

A solução de migração SW preserva todos os investimentos da empresa em sistemas e pessoas, permitindo uma transição suave do mainframe para a nova plataforma.

A figura abaixo apresenta os objetos de origem e correspondentes objetos de destino no processo de migração.






© 2024 SW Infor